GLOSSÁRIO
Como forma de entender suas significâncias, tornando visíveis os diferentes grupos que lutam pelo direito de existir, produzimos um Glossário interativo LGBTQIA+.
Se refletirmos por um momento, logo vamos notar que o nosso vocabulário está repleto de expressões pejorativas relacionados à identidade de gênero e orientação sexual. Muitas vezes nem nos damos conta, mas a verdade é que essas formas de tratamento reforçam estereótipos e perpetuam a intolerância.
Se faz importante entender que o conhecimento e a linguagem cumprem um importante papel no combate à discriminação. A disseminação das noções e o incentivo à utilização da terminologia adequada são essenciais para promover não apenas a representatividade, mas também acelerar o processo de inclusão dessa comunidade.
Para alguns, a sigla são apenas letras, mas cada uma representa um grupo de pessoas unidas pelo direito à cidadania, ao respeito e por uma sociedade mais justa e inclusiva. Entender suas pautas é o primeiro passo em busca da equidade e emancipação, para que um número cada vez maior de pessoas se sintam representadas e respeitadas.
O movimento LGBTQIA+ luta por direitos e defende a diversidade. Ao longo dos anos, a sigla foi se atualizando para que todas as pessoas se sintam representadas e reconhecidas.
Tomar conhecimento e usar adequadamente os termos LGBT não se trata somente de uma grande demonstração de respeito, mas, também, de uma forma de interromper um ciclo nocivo de discriminação.
Assim, é fundamental que todos façam uso da terminologia correta e disseminem essas informações. O esclarecimento ao público acerca dos conceitos e o estímulo à utilização de uma linguagem não-violenta é parte essencial de uma estratégia para a inclusão da comunidade LGBTQIA+.
Os conceitos aqui abordados foram baseados em pesquisas, e nosso intuito é ampliar o debate sobre o assunto, pois o conhecimento é o meio principal para a justiça social.